Dr Charles Tannock

Member of the European Parliament for London

Deputado português acompanha última volta das eleições na Ucrânia

JornalGlobal.com.br (Brazil) - 18 December 2004

Estrasburgo - O deputado português José Ribeiro e Castro desloca-se a Kiev, entre os próximos dias 26 de 28 de Dezembro, para acompanhar as eleições presidenciais na Ucrânia, que opõem os candidatos Viktor Yushchenko (oposição) e Viktor Yanukovitch (Governo).

O eurodeputado, que é o coordenador do PPE/DE na subcomissão dos Direitos Humanos do Parlamento Europeu, irá integrar-se na delegação de parlamentares europeus que acompanhará directamente todo o processo.

«Espero que as próximas eleições presidenciais na Ucrânia se concluam de forma positiva, resolvam a crise neste país e confirmem a vitória das correntes democráticas e mais reformistas da Ucrânia. Se assim for, criar-se-ão condições para que também, a médio prazo, a Ucrânia possa ser incluída na agenda de alargamento futuro da União Europeia», afirmou, sexta-feira, em Estrasburgo, Ribeiro e Castro.

No final de uma reunião de preparação da deslocação à Ucrânia, o deputado português afirmou-se solidário com as posições expressas nesta matéria pelo deputado conservador britânico Charles Tannock - que também integrará a missão oficial - e concluiu: «Sou claramente favorável a que abramos esta porta de esperança aos nossos amigos ucranianos, reforçando as perspectivas de evolução positiva dos factos. Além de razões históricas e culturais profundas, este seria um desenvolvimento muito positivo para a estabilidade, a segurança e a democracia na Europa».

No último dia 3, o Supremo Tribunal da Ucrânia anulou os resultados da segunda volta das eleições presidenciais, dando razão ao recurso interposto por Yushchenko que alegava a violação da lei eleitoral. A decisão foi considerada uma vitória para os partidos da oposição, dado que o candidato do Governo tinha saído como vencedor. Por existência de suspeitas de fraudes, o Supremo ordenou a repetição do acto eleitoral, entretanto marcado para o próximo dia 26.